Paêbirú

        A Paêbirú Realizações é produtora independente realizadora de conteúdo audiovisual. Criada em coletivo, gerencia profissionais em suas realizações fílmicas: criação, produção e finalização de filmes, vídeos e séries dos gêneros ficção, documentário, experimental e animação.

       Atua com profissionais das mais variadas plataformas artísticas em suas realizações: filmes ficção, documentário, experimentais, animação, direção de arte, artes plásticas, designer gráfico, exibições itinerantes em espaços públicos, exposições, direção de fotografia, ensaios fotográficos, som direto, trilha sonora, edição, arte final.

         O Caminho do Paêbirú era uma estrada milenar e transcontinental que ligava os Oceanos Atlântico e Pacífico, atravessando a América do Sul. São várias as hipóteses relacionadas com a abertura do Caminho do Paêbirú. Segundo alguns estudiosos o caminho foi aberto a partir da migração dos Guaranis saindo do Paraguai e seguindo pro litoral brasileiro em busca do paraíso: “A Terra Sem Males”. Outra possibilidade é que a estrada tenha sido aberta pelos Incas visando uma expansão cultural e territorial, na direção do Oceano Atlântico. Seria o caminho para Birú, que era como os Incas chamavam seu território.

         Os fundadores da empresa atuam em áreas diversificadas e complementares, cada um tem suas qualidades particulares nas funções de roteirista, produtor, diretor, diretor de arte, técnico de som e editor.

 

Quem Somos

 

- Cedric Aveline, franco-brasileiro, diretor de arte em longa metragens nacionais e produtos seriados do Porta dos Fundos mantém como base um escritório na Lapa,reunindo-se com realizadores e aplicando conceitos de criação de ambientes em um design de arte para cada projeto.

- Henrique Campos (Ligeiro), técnico de som conhecido por acompanhar os trabalhos do mestre Walter Goulart e apesar de jovem, ter conquistado notável espaço no audiovisual internacional. Trabalhou como captador de som para projetos nos quatro cantos do país, além de executar a finalização, desenho de som e mixagem dos filmes.

- Fausto Mota, roteirista, diretor e produtor do novo cinema carioca, este mineiro veio ao Rio de Janeiro e apresentou idéias representativas de um cinéfilo realizador, criou o argumento e conceito do documentário Domínio Público.

- Ian Moreira Queiroz, atua no cenário audiovisual como roteirista, diretor e produtor, entre seus principais projetos, obteve excelentes resultados com curtas metragens ficcionais que circularam em festivais nacionais e internacionais, ganhando prêmios de melhor roteiro e júris populares. Atualmente pesquisa ritmos e movimentos populares fazendo vídeos e projetos promocionais de músicos cariocas.

- Raoni Vidal, é um editor de vídeos acostumado a produtos e plataformas variadas, tendo trabalhado com projetos de animação, documentários, institucionais e ficção, além de projeções e video-mapping. Depois de muitos anos orientando equipes de edição em grandes empresas, tem como principal virtude concluir seus projetos com elevada qualidade técnica.

 

REALIZAÇÕES:

- Curtas Metragens

Animação:
“A Volta do Trem das Onze”, de Cacinho Anima e Raoni Vidal – 2006

Documentário:
“Praça”, de Ian Moreira Queiroz – 2009

“Cine Ataque”, de Noel Begê e Raoni Vidal – 2009
“Domínio Público”, de Fausto Mota, Henrique Ligeiro e Raoni Vidal – 2012

“Ser Cultural – Luiz Poeta”, de Ian Moreira Queiroz – 2012

 

Ficção:

“Delírio Tropical”, de Fausto Mota – 2008
“Cascar”, de Ian Moreira Queiroz – 2010
“O Sol Manchado de Vermelho”, de Fausto Mota – 2011
“Quebra de Contrato”, de Lindebergue Vieira – 2012
“Atotô”, de Bruno Laet – 2014
“Chapeuzinho Amarelo”, de Janaína Diniz – 2014 – Co-Produção Kinossaurus Filme e Paêbirú Realizações

 

Vídeos Musicais:
“Bailijesá, Maracutaia”,  – 2013

“BlamBlam-Homem de Lata”, – 2013

“Feijão Coletivo”,  – 2014

“mohandas”,  – 2014
“Agytoê”,  – 2014

 

-Longa Metragem

Documentário:
“Domínio Público”, de Fausto Mota, Henrique Ligeiro e Raoni Vidal – 2014

Ficção:
“Quase Samba”, de Ricardo Targino – 2013 – Co-Produção Bananeira Filmes e Paêbirú Realizações

 

- Exibições de Cinema

Desde 2008, a Paêbirú Realizações promove exibições e divulgação de curtas netragens nas ruas do Rio de Janeiro, além de outros Estados do território Nacional como Minas Gerais e São Paulo através da Mostra de Exibições Itinerante “Cine Ataque”.

Devido ao ritmo veloz das realizações de terceiros e pelas necessidades de locais aptos para reuniões a empresa decidiu alugar três bases de produção para melhor atender seus clientes e parceiros. Atualmente estamos localizados em Botafogo, Catete e Lapa, sendo capazes de roteirizar, produzir e finalizar os produtos audiovisuais.

 

page7image10248 page7image10408